Nossa História

A mais de 120 anos a Associação Francesa de Beneficência 14 de Julho tem como missão vir em auxílio para ajudar pessoas em dificuldades, especialmente idosos necessitados.

“La Bienfaisance” é uma associação sem fins lucrativos, fruto do compromisso da comunidade francesa de São Paulo para ajudar os mais desfavorecidos. O funcionamento da “La Bienfaisance” depende do trabalho e do compromisso de uma Diretoria composta de voluntários e de uma pequena equipe.

De 1969 a 2015 “La Bienfaisance” gerenciou uma casa de repouso de 25 leitos – Maison Mère Hilbert, na rua dos Cafezais, no bairro de Vila Santa Catarina, perto do cruzamento das avenidas Washington Luís e Vicente Rao, no Brooklin Novo. Essa casa foi o resultado dos esforços e da generosidade das empresas francesas, de muitos voluntários, do governo da França e dos seus representantes no Brasil e em São Paulo. Em 2015, os associados concordaram com a necessidade de encerrar as atividades da casa de repouso para não prejudicar a sobrevivência da Associação. Todos os 15 residentes da casa foram transferidos em novas residências com atendimento profissional e dedicação. A maioria dos 21 funcionários foram demitidos, mas procuramos, na medida do possível orientá-los para uma recolocação no mercado de trabalho.

Hoje, com uma estrutura mais enxuta, a “La Bienfaisance” continua com a sua missão de apoio e assistência. Ela garante o pagamento do plano de saúde de mais de uma dezena de franceses de mais de 60 anos que não dispõem de renda suficiente para tal e que, sem esta ajuda, estariam sem assistência de saúde. “La Bienfaisance” também acompanha os idosos oferecendo serviços de fisioterapia subsidiados, contribuindo assim diretamente na assistência de nossos compatriotas mais necessitados.

A “La Bienfaisance” sustenta-se primeiramente com as doações de benfeitores, sejam empresas ou particulares, subvenções de parlamentares e senadores franceses, e historicamente de subvenções públicas, que apesar de serem cada vez mais raras, foram uma das contribuições essenciais para estabelecer uma base sólida para o seu funcionamento. O Embaixador da França no Brasil é Presidente de honra da Associação Francesa de Beneficência 14 de julho e a Associação mantém contatos muito próximos com o Consulado Geral da França em São Paulo.

A Associação é dirigida por um comitê formado de diretores voluntários, eleitos em anos ímpares por períodos de 2 anos, e que contam com a sua generosidade para continuar, da melhor maneira possível, essa nobre missão de auxílio e de solidariedade junto aos mais desamparados.

Equipe

Diretoria Estatutária

Presidente: Sr. Frédéric Marie Henri Dyèvre

Diretor: Sr. Bertrand Pierre Edmond Weisse

Diretor: Sr. Charles Henri Valentin

Vice-Presidente: Sr. Yves Paul Alain Jadoul

Diretora: Sra. Marie-Ange Paule Joarlette

Tesoureira: Sra. Nathalie Anne Catherine Wiss


Conselho Fiscal

Sr. Antoine Arosti Nahas

Sr. Roger Marcel Sidokpohou

Sr. Denis Louis Francis Viala

Sr. Christophe Yvan François Cadier

© Associação Francesa de Beneficência 14 de Julho

La Bienfaisance a le soutien du Ministère des Affaires Étrangères de la France